Sunday, January 20, 2013

Pincéis para Esmaltação Americana

Boa noite, meninas!

O post sobre hoje não é ensinando a fazer esmaltação americana, é só sobre os pincéis que podem ser utilizados nessa técnica. Ainda pretendo fazer um post ensinando como que faz, mas hoje só vou falar dos pincéis. Capisce?

Pois bem, a dúvida mais comum quando se trata de esmaltação americana é: o pincel precisa ser chanfrado ou não?


Não, na verdade ele não precisa ser chanfrado. Você pode conseguir um resultado tão bom com um pincel quadradinho ou ovalado quanto com um chanfrado. Mas se mesmo assim você quiser ter um pincel chanfrado, você não precisa comprar ele chanfrado. Dá pra comprar um quadrado e cortar ele chanfradinho com uma tesoura. Muito simples, não?

Outra coisa importante é quanto o pincel ser de cerdas sintéticas ou de cerdas naturais. O pincel de cerdas sintéticas é mais durinho, então você pode encaixar o pincel de um lado da cutícula e fazer o contorno de uma vez só. O único porém é que, se o esmalte estiver um pouquinho úmido, ele estraga o contorno. Só dá pra usar com o esmalte bem - e eu quis dizer BEM - seco. Um exemplo é o pincel 843 número 2, da Tigre, que é o mais usado para esmaltação americana aqui no Brasil. Ele não é chanfrado, okay? Não é pra ninguém sair desesperada por aí porque não encontra um pincel com essa numeração e chanfrado. Ele é quadradinho mesmo, então tem que cortar ele chanfradinho pra poder usar ele bem.

O pincel de cerdas naturais dá um acabamento mais profissional, justamente por ter as cerdas mais macias (mas não muito, ok?). Com esse tipo de pincel é melhor ir fazendo o contorno aos poucos, limpando devagar, até deixá-lo retinho. Se você encaixar ele de um lado e fazer o contorno de uma vez só, por ele ser macio, ele vai achatar um pouco em cima da unha e deixar um espaço grande demais entre o esmalte e a cutícula. Um bom exemplo de pincéis assim são os da marca Lidan.

Da esquerda para a direita: Pincel chanfrado para nail art da Marco Boni; Pincel para nail art da Lidan; Pincel para artesanato 843 2 da Tigre; Pincel para nail art da Cris Nail Art; Pincel para nail art da Marco Boni.

Outro ponto importante: qual o preço de um pincel para esmaltação americana?

Depende. Depende muito da marca, mas eles custam entre 2 e 10 reais. O que eu recomendo realmente é você ir em uma lojinha de material de arte, numa papelaria ou numa loja de cosméticos e dar uma olhada nos pincéis. Procure os chanfrados (ou não) de cerdas sintéticas ou naturais, PEQUENOS. As numerações 02 e 04 são as melhores. É muito importante que as cerdas deles sejam bem unidas e não fiquem todas espetadas.

Outra coisa MUITO importante: e a durabilidade deles?

Pela minha experiência, um pincel desses dura em média 3 meses, se bem cuidado. Você deve limpar ele muito bem depois de usá-lo para que não fique resíduo de esmalte. É uma boa ideia também, passar óleo secante nele depois de usar, pra evitar que as cerdas fiquem ressecadas. Assim elas se mantêm macias.

Uma dica importante: Quando você encontrar um pincel que funcione pra você (você talvez tenha que testar alguns até encontrar um com o qual se adapte), compre pincéis reserva. Assim você vai ter mais alguns quando o seu ficar inutilizável.

Portanto, não levem a sério quando alguém diz "Esse pincel é o melhor para esmaltação americana". Procure um que funcione pra você. Pode ser de qualquer marca, de artesanato ou pra nail art, de cerdas naturais ou sintéticas. Depende de com qual você vai se adaptar melhor.

Bom, espero não ter esquecido de nada. ^-^ Logo eu faço um post explicadinho sobre como fazer a esmaltação americana. Eu fiz um vídeo, mas o YouTube não me deixa postar ele por ser muito longo... Tem 22 minutos... Sei lá, vai entender.

Espero que tenham gostado!

Um beijo à todas,
Giu.

15 comments:

  1. Oii Giu =)))))
    Ah, eu adorei a explicação e tudo mais, vou trás de um logo que eu for no centro, dar uma olhadinha e comprar mais de um pra experimentar também né? "achar o meu número" hahahah
    Beijoo

    fazendopreguicinha.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  2. Boa noite florzinha.
    Que post legal,comprei um chanfrado ontem ainda não usei,tomara que de certo.

    Tem novidade no blog. Confira ...
    http://arteemunhasluiza.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  3. Nossa, as dicas são super úteis. Sou péssima com pincéis, mas acho interessante SEMPRE ter noção do que está fazendo e enfim...
    Adorei teu blog, linda. E obviamente estou te seguindo. Se puder nos retribuir, ficarei muito grata.
    Sempre que atualizar teu blog, nos avise, tá?

    Beijos, Michaele
    http://www.melhortobonita.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. Adorei saber mais sobre pinceis!!!

    BjooO

    doidinhaporesmalte.blogspot.com

    ReplyDelete
  5. Eu sou suspeita pra falar pq nao faço a americana, eu só limpo as bordas com o pincel pra nao precisar usar palito e algodao... mas faço exatamente oq vc disse: tenho estoque enorme deles aqui em casa. Nao vivo mais sem, e acho que o proximo passo será fazer a americana, mas tenho uma preguiiiiça! hahaha
    Bjo!

    ReplyDelete
  6. Não sabia que a esmaltação americana usava pincel.Adorei o post.Bjs
    http://unhaterapia.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. Gostei das dicas, Giulia.. tô pensando em começar a me aventurar na esmaltação americana e não sabia direito qual pincel comprar. Foi de grande ajuda!
    Beeijos
    http://esmaltesdatati.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Oi Giu! sabe que foi telepatia, ainda ontem vi um post por aí sobre a esmaltação americana e fiquei sabendo que precisa de pincel, o que eu não sabia. Adorei as dicas, quero experimentar para ver como é e se vou gostar. Vou esperar seu vídeo!

    http://www.belezuradeunha.com.br/
    Beijok

    ReplyDelete
  9. Bacana a dica, mas eu não curto esse tipo de esmaltação.

    Bjs & óteemo domingo =D
    Rock ur Nails!
    e
    meu novo blog: Neon Violet
    neonvliotet.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  10. Quando fui comprar o meu, fui atras do da Tigre mas não encontrei, então trouxe pra casa o Keramik 331, ele é igual ao 2 da Tigre, me adaptei bem a ele, mas não é todas as vezes que faço a esmaltação americana, as vezes tenho preguiça.. kkkk
    Ótimas dicas flor!
    Beijos!
    http://nailmypassion.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  11. Sobre o youtube: quando o canal não é daqueles super famosos, ele não deixa postar vídeos com mais de 15 minutos...
    Tô louca pra ver teu vídeo! ^^
    Amei essas dicas, porque sempre quis testar fazer a limpeza com o pincel! Vou tentar ;)
    Beeeijo

    http://www.mundodamare.wordpress.com

    ReplyDelete
  12. Excelentes dicas, muito boa a postagem.
    E obrigadinha pela visitinha, fico sempre muito feliz com sua presença lá.
    Bjos
    http://esmaltesdalidi.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  13. Comprei o da Tigre e cortei, eu só tenho que treinar mesmo porque as vezes eu estrago tudo...rsrs. Eu adorei o post. bjinhus
    http://unhasglitterinadas.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  14. Super post, está tudo explicadinho, estou pensando em começar a fazer esmaltação americana e seu post me ajudou muito.
    Beijo
    Boa quinta

    ReplyDelete
  15. Você é de SP? Teria como dar o endereço do local onde comprou? Estou com dificuldade de encontrar os pincéis.
    Beijos e obrigada!

    ReplyDelete

Deixe seu comentário contando o que você achou deste post! Apenas evite comentar "Seguindo, segue de volta?". Aproveite para deixar o link do seu blog para que eu possa visitá-lo! Mil beijos! :*