Friday, November 09, 2012

Resposta à perguntinha da Camila - O que é "carimbada"?

Boa noite, meninas!

Muito obrigada mesmo pelos comentários e pelas dicas do que usar na minha saída de campo. *-*

O post de hoje é uma resposta à pergunta de uma leitora muito fofa, a Camila. Ela tem blogs sobre vários assuntos, então acessem o perfil dela AQUI e deem uma olhadinha.

A pergunta dela é:

Oie, achei lindo! Só uma pergunta... essa de carimbada é quando usa um carimbo pra fazer o desenho ou é um modo de dizer? É que nunca vi nenhum carimbo pra unhas, se tiver eu quero comprar. Seguindo. Bjos ♥

Nem todo mundo conhece a técnica de carimbar as unhas, então eu vou mostrar o básico do básico. Infelizmente não tenho como mostrar como carimbar em fotos, porque não tenho tripé nem ninguém com a mão firme pra tirar fotos pra mim ^^ Mesmo assim, vou tentar explicar o passo a passo, dar dicas de lojinhas onde conseguir os itens e de vídeos que explicam tudo bem certinho.

Bom, o termo "carimbada" se refere à carimbo mesmo. É a técnica que se usa pra transferir um desenho que seria muito difícil de ser feito à mão livre, para as unhas. Você não precisa gastar muito dinheiro pra conseguir carimbar e é sempre bom começar com um kit básico pra ir pegando o jeito.

Pra começar a carimbar, você vai precisar de algumas "ferramentas", por assim dizer.

1. Um carimbo e um raspador

Normalmente eles são vendidos juntos e há vários modelos de carimbos e raspadores. Os mais conhecidos são:

 
O carimbo pequeno de borracha com raspador de metal da Konad.

O carimbo médio de borracha com raspador de metal da Konad.

O carimbo grande duplo de borracha com raspador de metal de Konad.


O carimbão de silicone com dois raspadores de plástico da Kand.

Cada carimbo e cada raspador serve para propósitos diferentes. Você tem que ir sentindo, conforme for usando os carimbos, o que funciona melhor pra cada coisa. Por exemplo, eu uso o carimbo da Konad pra carimbar com plaquinhas cujo desenho é mais raso e o da Kand para as plaquinhas com desenho mais fundo.

Por quê? As plaquinhas cujo desenho é mais fundo, quando você aperta o carimbo de borracha da Konad por cima, por ele ser mais duro, o esmalte que está dentro do desenho acaba saindo e o resultado fica todo borrado. Como o carimbo da Kand é macio, ele pega o desenho certinho e não deixa ele borrar.

Tem gente que não gosta do raspador de metal porque ele risca a plaquinha. Muita gente sugere usar um cartão de crédito velho pra raspar o excesso de esmalte da plaquinha ou usar um raspador de plástico mesmo. Eu, pessoalmente, só uso o raspador de metal quando o desenho tem um espaço grande a ser preenchido. Como, por exemplo, um coração. Quando eu uso o raspador de plástico, por ele ser mais mole, ele remove um pouco do esmalte que está no centro do coração, deixando ele falhado. Então eu uso o de metal, que deixa a superfície lisinha, sem falhas.

Os carimbos você pode encontrar nas seguintes lojas:


Entre muitas outras lojinhas que você encontra fuçando no Google. Dá pra encontrar os carimbos no Mercado Livre também.

2. Plaquinhas pra carimbo

As plaquinhas são a parte mais importante do carimbo, porque é os desenhos delas que você vai transferir pra sua unha. Elas são feitas de aço inoxidável para não enferrujarem com o tempo, então, se você cuidar bem delas, elas são praticamente eternas.

Você encontra as plaquinhas em várias formas, tamanhos, preços, marcas, com desenhos de unha toda, com desenhos pequenos...

As marcas importadas mais conhecidas são a Konad, a Bundle Monster, a Red Angel e a Cheeky. Você não precisa comprar em sites americanos pra conseguir essas plaquinhas. Você pode encontrar elas nos seguintes sites:




Mas também existem marcas nacionais de plaquinhas que são tão boas quanto as importadas! As mais conhecidas são as placas Apipila, DRK, Criart's, Lilic's...

Você encontra essas plaquinhas em sites como:

Lilic's - Link do Mercado Livre
Criart's - Link do Mercado Livre



3. Esmalte para carimbo

Muito importante também, mas não é 100% essencial. Você pode carimbar com esmaltes que sejam bem pigmentados (daqueles que cobrem com uma camada). Os esmaltes cromados carimbam muito bem também.

Existem várias marcas de esmaltes para carimbo no mercado. Se você quer aprender a carimbar, o bom é investir em um preto e um branco. Assim você carimba com o preto sobre esmaltes claros e com o branco sobre esmaltes escuros. Algumas marcas bem conhecidas são: Konad, La Femme, Hits pra Carimbo, Blant...

Esmaltes pra carimbo La Femme


Você encontra eles nos seguintes sites:


4. Como carimbar?

Bom, vai ser meio difícil explicar em palavras, mas eu vou tentar.

Primeiro você precisa deixar todos os itens muito perto de você, sobre uma superfície plana. Coloque uma folha de papel sobre a mesa, coloque a plaquinha em cima, deixe o carimbo, o raspador e o esmalte do lado, junto com um frasco de acetona e uma bola de algodão.

É muito importante limpar tudo antes de começar. Limpe a plaquinha, o raspador e o carimbo com algodão embebido em acetona. Isso remove qualquer oleosidade, fiapos e qualquer outra coisa que possa fazer a carimbada sair falhada.

Depois você pega o esmalte pra carimbo e passa sobre o seu desenho. Você não precisa encharcar o desenho com esmalte para ele sair inteiro. Passe apenas na metade do desenho, pois quando você raspar ele vai cobrir o resto. Assim você economiza esmalte ^^

Rapidamente, pegue o raspador e raspe o excesso de esmalte, deixando o raspador em um ângulo de aproximadamente 45 graus.

Pegue o carimbo e aperte ele sobre o desenho. Se o carimbo for de silicone como o da Kand, só precisa apertar ele sobre o desenho. Os da Konad normalmente precisa rolar ele, sem pausa, de um lado para o outro, uma vez só.

Verifique se o desenho saiu inteiro. Se não saiu, limpe o carimbo, a plaquinha e o raspador e comece tudo de novo. Se sair certinho, posicione o desenho onde você quiser que ele fique na unha e aperte o carimbo sobre a unha.

Para selar o desenho na unha, aplique uma camada de top coat ou extra brilho por cima. Tome cuidado de passar o top coat com o pincel encharcado de produto e de passá-lo suavemente sobre o desenho. Assim o seu desenho não fica todo borrado.

Como eu não tenho onde apoiar a câmera pra mostrar pra você como se carimba bem certinho, abaixo segue uma lista de vídeos ensinando a carimbar passo a passo.


Camila, espero ter respondido a sua dúvida sobre o que é "carimbada". ^^ Um beijo, viu?

Bom, agora estou fazendo as unhas pra viagem. Estou pintando com o Na Mira 3D, da Impala. Quando eu voltar eu posto as fotos dele logo após ser esmaltado, durante a viagem e na volta. Vamos acompanhar a durabilidade dele ^^

Um beijo holográfico em todas vocês!
Giu.




14 comments:

  1. Nossa muito obrigado mesmo, acabou com a minha dúvida. Ufa! É super interessante, assim que eu encontrar um carimbo eu compro, mas não é tão legal deixar de fazer os próprios desenhos nas unhas, assim já se pega a prática e fica melhor na hora de desenhar.
    Bjos ♥

    http://camilaflowers.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Adorei o post, bem explicativo flor.
    Beijão

    http://rotinadeboneca.com.br/

    ReplyDelete
  3. Olha que gostei muito desse post. No começo, eu era muito ruim pra carimbar, mas agora até que dei uma melhoradinha... tanto que nessa semana é só carimbos, aliás, penso que a maioria das esmaltadas daqui por diante serão esmaltadas carimbadas, mas tenho poucas placas.
    =D
    Rock ur Nails!
    rockuroutfit.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  4. Adorei o post, está bem explicado...
    Na Mira #d é mara, estou apaixonada por ele... rsrsrs
    Boa Viajem...
    Beijos!!!
    http://nailmypassion.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  5. Já tenho a manha de carimbar, mas adorei ler esse teu post.
    Tudo super bem explicado, e ainda linkou sites dos quais eu não conhecia. Curti muito mesmo!
    E adorei ganhar um selinho novo *-* Já o coloquei na aba de selinhos lá do blog. E sobre a tag, só não respondo novamente agora porque respondi uma no final da semana passada >< Mas daqui uns dias responderei novamente :D
    Beijos, Gi.

    ReplyDelete
  6. Tá bem explicadinho mesmo! Só falta eu comprar uma plaquinha da Konad, né :/ Porque a que eu tenho, não dá de jeito nenhum! Eu nunca consegui carimbar.. Ficou tristissima por isso ): aoioaiue
    Boa sexta-feira, Giu!
    Beijos
    fazendopreguicinha.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  7. Adorei o post mega explicadinho, eu desisti de carimbar, perdi paciencia até pq rerquer mta alem de calma e tempo!
    Mas quem sabe um dia!

    ReplyDelete
  8. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ReplyDelete
  9. Amei esse post, flor. Muito bem explicadinho! Até mesmo quem já tem carimbos, como eu, adora saber mais sobre o assunto. Sou péssima pra carimbar, porém, sem to lá fuçando outras possibilidades que me facilitam a vida na hora de fazer a arte! Por exemplo: esmaltes da AVON são super bons pra carimbar ;)

    ReplyDelete
  10. love everything here :)

    Visit my blog? xx Miss Beatrix (http://missbeatrix.blogspot.com)

    ReplyDelete
  11. Adorei o post flor,muito bem explicado !
    Tem desafio no blog, desafio você !
    http://sempresmaltadas.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  12. Super post!!! Bem explicado!!! Parabéns!
    Está rolando um esmaltada secreta lá no blog, depois vá conferir e se gostar participe.
    Beijos
    http://esmalteetudo.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  13. Giulia amei esse post super explicativo sobre as carimbadas. É uma técnica ótima mas que muitas de nós ainda temos dificuldades pra usar, rs
    Amo carimbos, mas tenho poucas plaquiha :(
    E suas carimbadas são sempre maravilhosas!!!
    Ah e tem selinho pra você>>> http://www.encantadaporesmaltes.blogspot.com.br/2012/11/selinhos-lindos.html
    Beijo

    Leidi Sampaio
    Encantada por Esmaltes

    ReplyDelete

Deixe seu comentário contando o que você achou deste post! Apenas evite comentar "Seguindo, segue de volta?". Aproveite para deixar o link do seu blog para que eu possa visitá-lo! Mil beijos! :*